sábado, 6 de fevereiro de 2016

OKUPALCO: Histórico de atividades e do Coletivo


Coletivo Formado em 2014 por: Fernando Abreu, Julio Pelloso e Pedro Padron - estes dois últimos encontram-se afastados das atividades por questões de trabalho – e Atualmente compõem efetivamente o Coletivo: Fernando Abreu, Gabriel Hamilton e Patricia Figueiredo, realizando eventos em parceria com diversos coletivos.

É uma iniciativa livre e independente nascida em 2014 na época da Virada Cultural de São Paulo, seguindo o exemplo de diversos artistas de rua e coletivos de bandas, como exemplo mais conhecido o Palco Test, consiste em ocupar o espaço público com apresentações artísticas e culturais bem como atividades de função social e inclusivas a todos os participantes, além de estender as atividades a espaços como bares de periferia que aceitam receber as atividades, proporcionando maior oferta de cultura em regiões carentes da mesma, dando função social ao espaço que recebe a iniciativa.


Flyer do 1º Evento do Okupalco - Virada Cultural de 2014

O primeiro evento do Okupalco foi durante a Virada Cultural de São Paulo em maio de 2014, onde, juntamente com o Laboratório Compartilhado TM13, fez parte da “Virada Compartilhada” ou “Virada Ilegal” que durou 4 dias e no caso do Okupalco rolou das 20hs do Sábado ás 04hs do domingo no vale do Anhangabaú em frente a escadaria da Praça Ramos de Azevedo, Simultaneamente a um Soundsystem a poucos metros dali, contando com 8 bandas e com um custo de R$ 390 rateado entre as bandas e apoiadores entre público e lojas underground, recurso financeiro utilizado na locação de equipamentos complementares do backline de palco como PAs de voz, potência e Amplificadores para Guitarra e
Contrabaixo, sendo os outros recursos como mesa de som, potencia, microfone e baterias trazidos pelas próprias bandas, além do rateio com o público para comprar gasolina para o gerador conforme a mesma ia acabando.


Banda Pé Sujus no Okupalco - Virada Cultural 2014



Porém, o segundo evento do Okupalco na Virada Cultural de 2015 que consagrou a iniciativa, que recebe constantemente material de diversas bandas interessadas em tocar no projeto. Com a Junção de 5 Coletivos (Okupalco, Roque Subleste, Open Underground, Desobediência Sonora e Projeto Shadowplay) o Okupalco da Virada Cultural de 2015 teve 24 horas seguidas de programação, com a participação de 30 Bandas e demais intervenções esporádicas como a interação com um grupo de Maracatu que passava pelo local. A “virada dentro da virada” chamou atenção da imprensa que através de diversos veículos noticiou o evento e entrevistou os responsáveis, como a Folha de São Paulo, revista Microfonia, Correio da Cidadania e notas em diversos sites que cobriam a Virada. Simultaneamente á nossa programação e mantendo a parceria com o Laboratório Compartilhado TM13, um baile de soundsystem ocorreu simultaneamente assim como 2014. Por ser uma façanha totalmente independente, o evento custou R$ 2.200 Reais, com gastos entre alugueis de equipamentos, carretos, combustivel para gerador e ajuda de custo a técnico de som.


Flyer do Okupalco da Virada Cultural de 2015


Banda A Ferramenta- Virada Cultural 2015 - Madrugada


Banda Pé Sujus - Virada Cultural 2015 - Manhã

Em Setembro de 2015 mais um evento foi realizado no Vale do Anhangabaú, em parceria com o coletivo Voz do Underground, com a participação de 8 bandas (embora houvessem 10 no flyer, teve banda que faltou) contando mais uma vez com uma boa média de público, e chamando a atenção de todos que passavam pelo vale e pela praça ramos.


Flyer do Evento de Setembro de 2015 


Banda Condenados - Setembro de 2015


Evento de setembro de 2015


Em janeiro de 2016 Faríamos mais um evento autônomo chamado "Virada da Rua" com 8 Bandas e em parceria com os coletivos de Soundsystem. Após sermos avisados pela GCM da impossibilidade de fazer o evento no local de costume, em razão de outros eventos oficiais nas redondezas, negociamos a transferência para a praça do Patriarca. Devidamente tudo acordado entre as partes, fomos para o local, mas o evento não ocorreu por conta de falha no Gerador que infelizmente não funcionou.


Flyer do evento de Janeiro de 2016 - O gerador falhou na missão...

Paralelamente, entre 2014 e 2015 diversos eventos foram realizados com a chancela do Coletivo Okupalco no César Bar, no bairro do Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo, batizado por nós nas ocasiões dos eventos como "Espaço Cultural autônomo Okupalco".





Flyer de eventos Realilzados no Cesar Bar no Itaim Paulista sob a chancela Okupalco

Agora para 2016 estamos em processo de legitimação, procurando participar de editais, chamamentos públicos e outras oportunidades, mas sem perder a essência de Ocupar os espaços públicos, fazer de cada praça um espaço cultural, cada bar de periferia ganhar função social através da cultura, que é desenvolvimento e direito constitucional. Estamos nos articulando junto aos coletivos parceiros para o evento na Virada Cultural deste ano, com ou sem apoio da secretaria de cultura, estaremos novamente na virada e onde mais conseguirmos nos encaixar, pois se a rua é do povo, que o povo tome posse! Resistência Cultural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário